Centro Universitário do Triângulo - Unit Uberlândia

Centro Universitário do Triângulo - Unit Uberlândia

Em 1999 essa instituição nos procurou pois já haviam executado os dois primeiros blocos de salas de aula e nestes, já havia ocorrido uma série de problemas construtivos.

Por outro lado, faltava ao projeto da universidade e ainda não haviam sido consideradas as atividades de apoio como: laboratórios para os diversos cursos de Informática, Odontologia, Medicina, Biologia, Química, Física, Letras, Direito, Hotelaria e Gastronomia. Faltava também ao projeto da Universidade as áreas de lazer, e o setor cultural esportivo necessário a uma plena formação universitária.

Por fim a direção da UNIT, que vinha executando um projeto paisagístico de qualidade na área fronteiriça do amplo terreno, vislumbrava a necessidade de um marco relevante junto à entrada, que marcasse presença na paisagem e indicasse a entrada principal do Campus.

Foi justamente por esse ponto que começou nosso trabalho. Elaboramos o projeto de um portal de entrada com 48 m de vão apoiado nas extremidades por dois arcos constituídos de perfis tubulares de 50cm de diâmetro que se cruzam junto as extremidades e complementado por um apoio central situado no meio do vão e que prende a viga transversal da cobertura e de onde parte um tirante situado no meio do vão que sustenta o balanço frontal da cobertura.

Aqui exercitamos com maestria a linguagem tridimensional que defendemos para o uso estrutural do aço, explorando a espacialidade geométrica da forma, cujo espaço de uso, constitui parte integrante da solução estrutural em aço, aquilo que definimos como a linguagem do vazio.

Esta leve e transparente estrutura com cobertura em chapa metálica, encaminha as águas pluviais por uma viga calha que as despeja nos dois lagos laterais criados pelo paisagismo.

Na sequência, desenvolvemos toda a implantação dos edifícios de laboratórios com área de 10.000m² e que integra todas as atividades de apoio da Universidade.

O bloco central dos laboratórios é atravessado por uma passarela que, de um lado, se conecta com o pátio central dos quatro blocos de salas de aula e, do outro, atravessa a via de circulação que constitui o sistema viário do Campus e articulado os vários edifícios do núcleo do setor de esportes. Este é constituído por uma piscina olímpica, três quadras cobertas, um campo de futebol e atletismo e todo o conjunto de salas de ginástica, dança, musculação, área de administração esportiva, salas de professores e vestiários completos para uso e competição nas várias modalidades esportivas.

Vale salientar que em todo o conjunto com a área de 50.000m² de construção foi utilizado estrutura metálica.