Água Bonita Etanol, Açúcar, Energia

Usina Água Bonita

O projeto para a Usina Água Bonita, localizada em Tarumã - São Paulo, propõe a reformulação de seu acesso principal, com a construção de uma nova portaria, edifício de apoio, edifício administrativo, reformulação das vias de acesso, construção de pátio para caminhões e de estacionamentos para carros, motos e bicicletas. O objetivo de concentrar estas novas instalações junto à entrada foi de evitar o acesso desnecessário de pessoas e veículos às instalações propriamente ditas de produção da usina, além de melhorar as condições de trabalho para seus funcionários.

A nova portaria passa a controlar este acesso, o que inclui controle do acesso de funcionários, carros e caminhões, com balança semi-embutida para rodotrens. Estes acessos, além do volume da portaria que abriga sala da portaria e expedição, sala de integração e revista, sala de segurança, sala de controle e monitoração, serão protegidos por uma cobertura em estrutura metálica com dimensões de 28 x 22m, e altura livre de 5,50m.

O edifício de apoio de funcionários corresponde a uma edificação térrea, com estrutura em concreto armado e fechamentos em alvenaria. Com programa voltado para atender aos funcionários da usina, abrigará os vestiários dos funcionários, refeitório, salas de treinamento, sala de jogos, academia, ambulatório e brigada de incêndio.

O edifício administrativo, com sistema construtivo similar ao apoio, concentrará os ambientes de escritórios distribuídos em três departamentos: agrícola, industrial e administrativo. Em complemento aos escritórios, foram previstas salas de reuniões, sala de xerox e correspondência, sala de CPD, sala de seleção, espaço bem estar e recepção.

Os conceitos adotados para todo o projeto, visando à certificação LEED, atendem a requisitos importantes de sustentabilidade, como: valorização da iluminação natural nos ambientes, visibilidade dos ambientes de trabalho para as áreas externas, aproveitamento de ventilação natural, uso de materiais de baixo impacto ambiental, reuso de água de chuva, previsão de bicicletário com capacidade para recarga de 80 bicicletas elétricas, dentre outros.

Endereço:
Rodovia SP333 – Km 26,7
Tarumã –SP