Hospital Professor Edmundo Vasconcelos

Hospital Professor Edmundo Vasconcelos

O edifício do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, originalmente projetado
pelo arquiteto Oscar Niemeyer, passou por uma reforma de grande porte, que incluiu intervenções desde toda infra-estrutura aos acabamentos, com objetivo de torná–lo
mais adequado às exigências atuais e expressar a imagem de ponta do Hospital.

As instalações elétricas, hidráulicas e de gases foram refeitas. As obras foram realizadas em uma prumada de shaft de cada vez, sendo todo o acesso à obra feito
por um monta-carga externo ao edifício. Esse sistema de trabalho possibilitou a continuidade das atividades do hospital durante as intervenções nos ambientes internos, onde foi adotado um design mais contemporâneo.

Assim, os postos de enfermagem com suas respectivas áreas de apoio, o serviço
de farmácia ligando verticalmente essas áreas à farmácia central através de um monta-carga específico, as áreas de serviço dos pavimentos, o tratamento dos apartamentos e a introdução da UTI infantil deram nova vida ao hospital, com um nível surpreendente de qualidade arquitetônica.

O tratamento das fachadas – com novos caixilhos, revestimento com painéis de alumínio composto e planos de vidro – realçaram o edifício, expressando sua contemporaneidade.

A que se destacar o atrium de entrada do edifício com toda a estrutura projetada em aço tubular e a cobertura em vidro laminado.